por Taciana Oliveira__
Fotos: Márcia Cruz |
O espetáculo “72 Dias – Working Process” “nasceu” da experiência do isolamento social na pandemia, durante o confinamento do ator e produtor cultural Paulo De Pontes, em um espaço cultural, que abriga, entre outras coisas, um teatro. Situada no centro do Recife, bairro da Boa Vista, a Casa Maravilhas contempla cursos de formação de ator, micro-temporadas e atividades circenses. No cenário pandêmico suas portas foram fechadas, sem previsão para o retorno dos espetáculos agendados. Também gestor do espaço, Paulo De Pontes, a princípio pensava que em poucos dias a situação poderia ser normalizada, mas diante da realidade que se apresentava lançou a proposta de construir novas possibilidades cênicas: A ideia é que a gente pudesse criar um diário de bordo, onde como artista, cidadão e sociedade, pudéssemos escrever o dia a dia de toda a experiência que estamos vivendo de confinamento. Como moro dentro do teatro, dentro da Casa Maravilhas, resolvi criar esse diário. Mas é um diário de bordo diferente, em forma de cena. Construo minhas cenas a partir das minhas sensações, dos meus desejos, das minhas inquietações e da minha solidão… E de também de como o cenário político no Brasil tem nos atingindo. Minhas percepções com relação a ser artista nesse país. Então surgiu a ideia de criar o “72 dias – Working Process”. Que é uma proposta de exercitar a cena teatral através das redes sociais, da internet… Hoje é a única maneira que temos para nos encontrarmos nesse momento. Penso que o projeto, futuramente, possa ser apresentado como um processo de criação teatral... Para que depois da pandemia se torne um espetáculo de fato, com plateia ao vivo.
*72 Dias - Working Process foi aprovado no edital de emergência Cultura em Rede SESC – PE. No próximo domingo, 11 de outubro, às 20h, no YouTube da Casas Maravilhas, acontecerá uma nova exibição do projeto. Paulo De Pontes espera por vocês.
Criação e performance: Paulo De Pontes
Dramaturgia: Quiercles Santana e Paulo De Pontes
Direção: Quiercles Santana
Direção de arte, identidade visual e vídeos: CélioPontes
Iluminação: Paulo De Pontes
Técnico: Fernando Calábria
Músicas: SONIC JÚNIOR
Fotos e vídeos: Keity Carvalho
Produção: Márcia Cruz
Apoio: PONTES CULTURAIS,
CURUMIM PRODUÇÕES e GOTA SERENA PRODUÇÕES
Realização: CIA. MARAVILHAS DE TEATRO
Dia 11 de outubro às 20h.
NO YOUTUBE CASA MARAVILHAS.
CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA:
Banco do Brasil
Agência 1833-3
Conta corrente 48.359-1
CNPJ 16.931.050/0001-22
Márcia Sousa e Cruz
NU BANK (260)
Agência 0001
Conta 10143105-0
CPF 143.312.358-40
Paulo Araújo Pontes Filho
@casamaravilhas
#CasaMaravilhas
Taciana Oliveira é mãe de JP, comunicóloga, cineasta, torcedora do Sport Club do Recife, apaixonada por fotografia, café, cinema, música e literatura. Coleciona memórias e afetos. Acredita no poder do abraço. Canta pra quem quiser ouvir: Ter bondade é ter coragem.