Espetáculo Gratuito - Solo fértil é um grito, uma poesia-denúncia, de resistência indígena e feminina

 por Divulgação__


  
                                                               
Solo fértil é um grito, uma poesia-denúncia, de resistência indígena e feminina

Espetáculo e oficina teatral, gratuitos, falam sobre o extermínio dos povos originários,

a maternidade e sobre ser mulher provocando uma reflexão contra colonial que

aborda o que está  dentro e fora de cada um de nós

 

O mês de outubro proporciona um convite a uma reflexão íntima e universal sobre sociedade e indivíduo por meio do espetáculo Solo fértil e da oficina teatral Corpo fértil, oferecidos de maneira gratuita, com incentivo da Prefeitura do Recife, do SIC – Sistema de incentivo à cultura, da Fundação de cultura da cidade do Recife e da Secretaria de cultura do Recife. O Espaço Fiandeiros (Rua da Saudade, 240, Boa Vista) recebe, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de outubro, o monólogo Solo fértil, com direção de Quiercles Santana e interpretação de Ludmila Pessoa. Já nos dias 18 e 20 de outubro, o espaço recebe a oficina teatral Corpo fértil.

Inspirado em textos e sabedorias dos povos originários das Américas (Sul, Centro e Norte), o solo traz à cena um encontro da atriz com a sua própria história e a descoberta de suas raízes, ampliando as tantas vozes silenciadas e mesclando vivências pessoais a heranças ancestrais. Esse é também um libelo contra o extermínio de etnias que têm sido paulatinamente apagadas do mapa, seja pela expulsão criminosa de seus territórios de nascença, seja pelos assassinatos encomendados por grileiros.

Um corpo que dança, que clama, que grita, que chora e que vibra em seu maior estado de fertilidade, instaura um espaço de reflexão contra colonial, se utilizando da arte para dialogar por meio de uma junção de denúncia, teatro e poesia, unindo vozes e forças em favor da vida fortalecendo nossas histórias, vivências e afetos.

Solo fértil fala sobre assuntos urgentes para pensarmos sobre as estruturas sociais que normalizam ameaçar um povo provocando insegurança e morte. É necessário repensar nossas apostas no futuro, como estamos criando o mundo e que mundo estamos deixando aos nossos filhos, netos, bisnetos. Ao invés de dores, podemos plantar sementes.

Oficina teatral Corpo Fértil - Esse é um movimento de retomada de nossos corpos. Uma oficina inspirada em incômodos pessoais de um corpo feminino em uma sociedade fundamentada pelo masculino, nos conceitos de biopolítica e biopoder de Foucault aos quais inserem a reflexão sobre corpos compreendidos como máquinas, produzidos pelo e para o estado e nas concepções indígenas de espiritualidade e sonhos, entendendo que o corpo tem níveis e dimensões não apenas físicas e mentais. A oficina é para todas, todos e todes, artistas ou não.


                                                

Espetáculo Solo Fértil - Temporada

Dias: 6,7,8, 13, 14 e 15 de Outubro/ Horário: 19h/ Censura: 18 anos


Local: Fiandeiros - Rua da saudade,240, Boa Vista


Acessibilidade em Libras: 7 e 14


Entradas gratuitas - pegar ingresso na Fiandeiros com 1h de antecedência


Oficina teatral Corpo Fértil


Dias: 18 e 20 outubro / Horário: 18h30 às 21h30/ Censura: 18 anos / Gratuita


Local: Fiandeiros – Rua da Saudade, 240, Boa Vista


20 vagas/ Informações: https://www.instagram.com/solofertilespetaculo/