por Divulgação__
LITERA-MINAS: projeto vai levar literatura e turismo mineiro pra Europa
Idealizado por 3 mineiras, iniciativa vai conectar roteiros turísticos, autores consagrados e literatura independente de MG às feiras de Lisboa e Frankfurt
Em sua primeira edição, o LITERA-MINAS vai atravessar o oceano pra levar o melhor da literatura mineira e seus municípios para as feiras do livro de Lisboa, em Portugal, e Frankfurt, na Alemanha. É o que sonharam - e estão prestes a realizar - as idealizadoras Carola Castro, Jiulia Castro e Beatriz Ayumi, que tiveram a ideia de internacionalizar a mineiridade literária.
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da é.cultural e realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo/Governo de Minas Gerais, o público terá contato tanto com os escritores que projetaram Minas Gerais no panorama cultural das letras - dos mais consagrados como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, aos mais contemporâneos -, quanto com as histórias de suas cidades e os circuitos literários das regiões retratadas. Esse projeto inédito, conta com extensa pesquisa pra confecção de dois catálogos que servirão como guias turístico-literários e serão distribuídos gratuitamente em dois eventos na Europa - também poderão ser acessados de forma digital no mundo todo, em duas línguas diferentes.
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de leis de incentivo à cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia. Como é o caso do LITERA-MINAS.
“O projeto enlaça a vivência literária e o território, explorando as cidades onde esses autores nasceram, cresceram e viveram, entendendo suas regionalidades e seus sotaques, e convidando turistas de todo o mundo a conhecerem a imensidão que é Minas Gerais”, nos conta Carola. “Minas, que sempre chamou atenção por suas riquezas naturais, agora vai também se destacar internacionalmente por sua riqueza cultural”, complementa.
O LITERA-MINAS pretende doar as 500 obras para a SECULT de Lisboa, em uma ação que reforça o compromisso com o fomento às literaturas de língua portuguesa. O projeto ainda conta com a equipe da plataforma de literatura independente Ibi Literrário, Lohainne Lage, Samuel Carrasco, Maria Araújo e Flávia Januário, e visa também participar de três eventos nacionais. “A ideia é internacionalizar artistas e obras mineiras e fomentar nas cidades de origem desses escritores a potência que são esses eventos, que já existem, mas que precisam de mais espaço e visibilidade, tudo em parceria com a Secretaria de Cultura”, diz Beatriz Ayumi.
O time já tem data de partida primeiro para Portugal, em junho, para a Feira do Livro de Lisboa, e depois para Alemanha, em outubro, a fim de realizar a Feira do Livro de Frankfurt. Mais informações poderão ser encontradas nas redes sociais do LITERA-MINAS.
Serviço: LITERA-MINAS
Instagram: @literaminas
e-mail: literaminas@gmail.com