Poema de Brad Walrond traduzido por Wellington Amâncio da Silva

 por Wellington Amâncio da Silva (tradução)__


Foto: Ed-Marshall


Cálculo I, II, III, poema de *
Brad Walrond



um homem mascarado com capuz

um museu construído em pedra de papel machê,

paredes grossas e compridas 

como sacos de algodão doce azul pendurados 

com salas cheias de egos de mestres


gatos copiados

copiar e colar

a hegemonia da semeadura

em tela de papel vegetal


uns jovens em arma nasceram demasiado castanhos para as próprias calças

uma canetada para a gaiola do jardim de infância

onde os meninos estão convencidos, este é um cálculo


— como um corpo

se relaciona com outro —


que perturba toda a paz


é o mesmo que aprender

seus próprio “um dois três”


evidência contrária à crença

nossos meninos aprendem rápido

o que a ciência deve ser, estou certo?


uma história hiper masculina

cérebros lavados não são enxaguados tão facilmente

dentro e fora da aula

o currículo se escreve sozinho


garotos amaciados são difíceis de morrer

cabeças quentes e palhaços de classe tornam-se contagiosos;

ombros largos e equações diferenciadas

calibre em polegadas de Glocks


para onde quer que olhemos

nossas dimensões mais altas

aprendemos seus limites

sem diplomas



*Brad Walrond é poeta e artista. Ele é o autor de Every Where Alien (Moore Black Press/HarperCollins, 2024) e mora na cidade de Nova York.









Wellington Amâncio da Silva nasceu em 1979, em Delmiro Gouveia, Alagoas. É professor graduado em Pedagogia e Filosofia, e tem mestrado em Ecologia Humana. É músico multi-instrumentista e produtor musical. Publicou-se: Ontologia e Linguagem (2015), Pensar a Indigência com Michel Foucault (2018), Gumbrecht leitor de Heidegger (2019) e Conceito de modo de convivência (2018), além de dezenas de artigos científicos. Em literatura publicou-se: Apoteose de Dermeval Carmo-Santo (2019), O Reneval (2018), O Quasi-Haikai (2017), Epifania Amarela (2016), Distímicos e Extrusivos (2016), Diálogos com Sebastos (2015), Primeiros poemas soturnos (2009) e Elegia da Imperfeição (2001). Editor das Edições Parresia. É membro da equipe editorial da Revista Utsanga — Rivista di critica e linguaggi di ricerca.