Websérie Turismo e Cultura:#deumatch lança segunda temporada neste domingo

 por Divulgação___


Foto: João Lucas Melo
                          


Websérie Turismo e Cultura:#deumatch lança segunda temporada com episódios gravados nas cidades de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada - PE


Propagar vozes de atores culturais e empreendedores sociais que trabalham pela preservação do patrimônio material e imaterial do Estado.  Essa é a proposta da websérie Turismo e Cultura: #deumatch que está de volta, trazendo bate-papos leves e descontraídos a respeito do papel da cultura na construção de experiências numa visão de turismo não convencional. Para esta segunda temporada, foram gravados 4 episódios nas cidades de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada, com durações que variam entre 12 e 20 minutos, todos ressaltando a diversidade de possibilidades para o desenvolvimento da nossa região. A iniciativa tem produção assinada pelo Bureau de Cultura, Lelê Colab e Ladjane Rameh Turismo e Produção Cultural.


Cada episódio será lançado, primeiramente, no município onde foi gravado. O primeiro acontecerá no próximo sábado (25), às 18h, na Colônia dos Pescadores Z11, na Ilha de Itamaracá. No dia 1 de junho, às 9h, será a vez de Bezerros, no Centro de Artesanato de Pernambuco, com apresentação do Grupo Folc Popular, que estará comemorando 23 anos de fundação. Depois, no dia 2 de junho, às 20h, os moradores de Serra Talhada, irão assistir ao episódio no Museu do Cangaço, que fica na Vila Ferroviária. O lançamento está dentro da programação de inauguração da sala de cinema Cine Arte Lampião. No dia 15 de junho, a websérie será lançada em Goiana, às 20h, no Ateliê Valcira Santiago, onde também acontecerá o show musical do projeto Tertúlia. No Recife, todos os episódios serão exibidos no dia 04 de junho, às 19h, no auditório do Senac no Porto Digital.


Após os respectivos lançamentos, todos os episódios ficarão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube “Turismo e Cultura: #deumatch”. Os vídeos contam com tradução em Libras, audiodescrição e LSE. A primeira temporada, gravada no Recife em 2021, trouxe especialistas em turismo criativo e atores que já desenvolvem iniciativas na área para falar sobre conceitos, o papel da cultura nesta construção, sustentabilidade, tecnologia, relação entre poder público e os fazedores de cultura e vários outros temas surgidos nos bate-papos.


De acordo com a produtora cultural, Leilane Alcântara, que também é responsável pela direção, produção dos roteiros e apresentação das entrevistas, a ideia desta segunda edição foi garimpar ativos culturais pelo estado de Pernambuco, do litoral ao Sertão, a partir do reconhecimento das pessoas de cada localidade. "Desenvolvemos oficinas colaborativas com gestores públicos, produtores culturais, artistas, grupos artísticos e de cultura popular, empresas e profissionais do turismo e empreendedores sociais de cada cidade escolhida e a partir delas fizemos um levantamento de pessoas e iniciativas que representavam experiências autênticas, de vivência da cultura local, contribuindo para a valorização e preservação das referências culturais", diz.

 

Foi a partir desse garimpo que alguns dos ativos apontados foram selecionados e, assim como na primeira temporada, foram convidados a falar e mostrar um pouco das suas histórias e ofícios, transformando as conversas em viagens por um Pernambuco autêntico, da cultura popular ao rap, passando pela gastronomia, pesca, dança e natureza, além de vários outros assuntos surgidos durante os encontros. Nesta temporada, cada cidade contemplada mostrou a grande riqueza cultural de Pernambuco, reconhecida pelo seu próprio povo.

 

Em Goiana, a produção pôde conhecer um movimento rico em literatura e música, através das batalhas de rima; a artesã e agitadora cultural Valcira Santiago, que abre as portas do seu ateliê para várias linguagens da cidade; e o Caboclinhos Sete Flexas, tradicional agremiação de cultura popular.


Em Itamaracá, uma das visitas aconteceu na Colônia de Pescadores Z-11, lugar que preserva e defende o belo ofício da pesca artesanal. A equipe de produção  dançou ciranda e foi apresentada à nova geração musical da ilha, onde descobriram que por lá também existem muitas mestras coquistas. "Fomos ainda apresentadas às pescadoras da Vila Velha, que fazem parte do projeto Casa Uaná e desenvolvem a Trilha do Guaxelo, uma experiência de pesca, preparo e degustação da sua gastronomia tradicional", aponta Leilane.


Em Bezerros, o guia de turismo, Irandir Laurentino, que é filho da terra, começou a conversa e apresentou a cidade. No episódio, há uma passagem pela Estação da Cultura, onde rolou um bate papo com Robeval Lima, que é artista plástico, brincante assíduo do carnaval bezerrense e dirige o Museu do Papangu. E, na terra das xilogravuras, a série fez um pit stop no ateliê dos artistas da nova geração Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos de um dos artistas mais reconhecidos desta arte, o renomado Jota Borges. "Outro encanto que encontramos na terrinha dos papangus foi o trabalho de preservação, através da dança, desenvolvido pelo grupo Folc Popular, capitaneado pela professora Mileide Silva.


Na última parada, em Serra Talhada, o grupo ouviu muitos relatos caminhando pela serra - que dá nome à cidade - e pela maior feira de lá. A temporada se encerra com a fala da presidente, coreógrafa e produtora cultural da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, que divagou sobre os tantos legados deixados pelo famoso cangaceiro Lampião e sobre o trabalho realizado pela entidade para a preservação e difusão dessa rica e importante história para a cultura do Sertão.


Esta segunda temporada do projeto Turismo e Cultura: #deumatch conta com o incentivo do Funcultura, do Governo do estado de Pernambuco e com o apoio do Orange Praia Hotel, Laurentur Receptivo e das prefeituras de Goiana, Itamaracá, Bezerros e Serra Talhada, através das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Cultural da Prefeitura Municipal de Goiana, Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Bezerros, Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada.


SERVIÇO:


Lançamentos dos episódios da websérie Turismo e Cultura: #deumatch

26/05 - Itamaracá

Horário: 18h

Local: Colônia dos Pescadores Z11 (Rua José de Moraes, 83 - Pilar, Itamaracá)


01/06 - Bezerros - O lançamento contará com apresentação do Grupo Folc Popular, que estará comemorando 23 anos de fundação

Horário: 9h

Local: Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Bezerros (Av. Maj. Aprígio da Fonseca, 1100 - São Sebastião, Bezerros)


02/06- Serra Talhada - O lançamento do episódio fará parte da programação de inauguração da sala de cinema Cine Arte Lampião

Horário: 20h

Local: Museu do Cangaço (Vila Ferroviária, s/n, Antiga Estação Ferroviária, Serra Talhada)


04/06 - Recife;

Horário: 19h

Local: Auditório do Senac no Porto Digital (Rua do Apolo, 235, Recife Antigo, Recife)


15/06 - Goiana

Horário: 20h

Local: Ateliê Valcira Santiago (Rua da Conceição, 55, Goiana)

Além da exibição do episódio, o lançamento contará com show musical do projeto Tertúlia