Close | Direção de Lukas Dhont

 por João Oliveira Melo__



 

***ALERTA DE SPOILER***


"Close" é uma produção belga, com co-produção francesa e neerlandesa, dirigida por Lukas Dhont, lançada em 10 de outubro de 2022 no Brasil. O filme se passa na região rural da Bélgica e retrata a forte amizade entre dois garotos de treze anos, Léo e Rémi. A intimidade entre eles é apresentada de forma ambígua, refletindo as descobertas típicas da puberdade.


O conflito central do roteiro nasce quando colegas de classe passam a questionar a sexualidade dos personagens e praticam bullying. Isso provoca um afastamento entre Léo e Rémi, com Léo tentando provar sua masculinidade ao se juntar ao time de hóquei da escola e fazendo novos amigos. Incapaz de lidar com o distanciamento, Rémi começa a mostrar sinais de depressão, culminando em um trágico desfecho com seu suicídio.


A tragédia desperta em Léo um profundo sentimento de culpa e o desejo de entender o que levou Rémi a tomar tal decisão. Ao visitar sua casa, Léo pergunta à mãe Rémi se há alguma carta ou se ela sabe o motivo da morte do filho, mas não obtém uma resposta conclusiva.

Still frames do filme Close


"Close" aborda temas sensíveis como a solidão, a dificuldade de comunicação e a aceitação do afeto, refletindo as particularidades de uma sociedade estruturada no preconceito, machismo e homofobia. Essas práticas desencorajam adolescentes e homens a expressarem suas escolhas afetivas e vulnerabilidades, temendo serem julgados quanto à sua masculinidade. O filme se destaca pela profundidade emocional e pela escolha brilhante do elenco adolescente (Eden Dambrine e Gustav De Waele). Suas atuações são genuínas e convidam o espectador a uma reflexão íntima sobre o crescimento e a perda de inocência, destacando a importância do autoconhecimento e da empatia. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (representante da Bélgica), "Close" ganhou o Grand Prix do Júri em Cannes em 2022. Atualmente, está disponível na Netflix.





João Oliveira Melo
 é natural de Recife. É aluno do quarto período do Curso de Ciências Sociais (UFRPE).