por Mirada__
Fotografias: Ana Rocha
Show "Rito" do Violeiro Bacurau Trio: Em Cena atrai grande público no Teatro Marco Camarotti
Fotografias: Ana Rocha
Show "Rito" do Violeiro Bacurau Trio: Em Cena atrai grande público no Teatro Marco Camarotti
Violeiro Bacurau Trio: Em Cena garantiu casa cheia no Teatro Marco Camarotti, no SESC Santo Amaro, com seu show inédito "Rito", apresentando um repertório autoral baseado na improvisação da viola caipira e influências do rock, do cancioneiro popular sertanejo do Nordeste e da música oriental. O projeto conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e apoio do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal.
O trio, liderado pelo músico pernambucano Phillippi Oliveira, inclui Zé Freire no violão de sete cordas e Rodrigo Felix nas percussões. "Este ano estamos completando 4 anos de formação, somos relativamente novos. Tocamos duas vezes no Recife e no ano passado participamos do Festival de Inverno (FIG), em Garanhuns. Sem muitos recursos ainda não conseguimos expandir nossas apresentações. Só nos reunimos quando temos algum incentivo público, pois prezo sempre por buscar oportunidades que valorizem a nossa arte, o nosso trabalho", destacou Oliveira.
O show teve duração de 1h30 e destacou um repertório majoritariamente instrumental, incluindo as treze músicas do primeiro álbum do grupo, "Voo do Bacurau Sobre o Rio Abaixo", lançado em 2022 com o auxílio da Lei Aldir Blanc. A apresentação imersiva contou com cenografia inspirada em cenários orientais e tradicionais, espiritualidade, ritualística, sabedoria oculta e geometria sagrada das mandalas. "Fizemos a mesma pegada utilizada no universo do nosso primeiro álbum. A ideia foi proporcionar aos espectadores além da experiência sonora, uma percepção visual diferenciada", comentou Oliveira.
As faixas executadas no espetáculo foram: "Lua Cheia", "Baião Estrelado", "Rapsódia Noturna", "Apanhador de Sonhos", "Rezo", "Chamado da Mãe Terra", "Farfalhar", "Pressa", "Raga", "Vishnu", "Eclipse", "Voo do Bacurau" e "Aurora". Além dessas, o grupo apresentou três novas músicas autorais que serão lançadas em breve no novo EP, e duas peças de compositores brasileiros: "Forró de Dois Amigos" de Edmilson do Pífano e "Forró na Penha" de Adelmo Arcoverde e João Lyra.
"Voo do Bacurau Sobre o Rio Abaixo"
Lançado em março de 2021, o álbum digital "Voo do Bacurau Sobre o Rio Abaixo" surgiu em meio à crise sanitária da Covid-19 e foi lançado ao público através de uma série de doze vídeos no YouTube. É o primeiro álbum do Violeiro Bacurau, nome artístico adotado por Phillippi Oliveira para expressar sua arte com a viola de dez cordas. O álbum, um mergulho no universo da viola com influências do cancioneiro popular, rock progressivo e música oriental, é composto principalmente por músicas instrumentais e algumas canções, todas gravadas em take único. As atuações podem ser conferidas no canal do YouTube do grupo.
O álbum foi remasterizado a partir das doze performances solo da série "YouTube Sessions" e inclui a faixa "Eclipse". As faixas foram gravadas em 432Hz, uma afinação que induz um clima altamente meditativo, incorporando o contexto de autoconhecimento do projeto.
Site Oficial: https://www.violeirobacurau.