Anatomia de uma queda | Justine Triet

por João Oliveira Melo__ 




Anatomia de uma Queda é um filme francês lançado em janeiro de 2024 no Brasil, dirigido por Justine Triet. O longa ganhou a Palma de Ouro em Cannes, o César de melhor filme e recebeu cinco indicações ao Oscar, vencendo na categoria de Melhor Roteiro. A história gira em torno de um casal de escritores, Samuel Maleski (Samuel Theis) e Sandra Voyter (Sandra Hüller, indicada ao Oscar de melhor atriz) que vivem com seu filho Daniel, parcialmente deficiente visual, em um chalé na França. A trama se inicia com Sandra recebendo uma aluna para uma entrevista, mas a conversa é constantemente interrompida por Samuel, que enquanto supostamente trabalha em uma reforma no porão, escuta no último volume uma versão instrumental da música p.i.m.p. de 50 Cent. Incapaz de continuar, Sandra encerra a entrevista. Enquanto isso, Daniel (Milo Machado Graner) passeia com o cachorro e, ao retornar, encontra o corpo do pai na neve. A causa da morte é ambígua: pode ter sido um acidente, homicídio ou suicídio. O foco do roteiro se volta para a investigação e o julgamento de Sandra, a esposa alemã de Samuel. A pergunta central é: ela matou ou não o marido?


O personagem do promotor do caso (Antoine Reinartz) é desconcertante. Ele expõe Sandra de forma abusiva e sexista, questionado a sua fidelidade, integridade profissional e sua orientação sexual, revelando seus relacionamentos extraconjugais com uma mulher. 

O filme também destaca as manipulações e abusos de Samuel, cujas frustrações profissionais são frequentemente atribuídas ao tempo dedicado à educação do filho, bem como ao sucesso de Sandra como escritora. O desfecho da obra revela não apenas o resultado do julgamento, mas também os impactos do luto, do desgaste profissional e do relacionamento de Daniel com a mãe.

Anatomia de uma Queda explora como as pessoas podem distorcer os acontecimentos em favor de seus próprios interesses e se tornarem abusivas ao não saberem lidar com o sucesso de seus parceiros. A narrativa é um profundo exame das complexidades das relações humanas e das consequências da inveja e do ressentimento.

Disponível no Prime Vídeo




João Oliveira Melo
 é natural de Recife. É aluno do quarto período do Curso de Ciências Sociais (UFRPE).