Afundamento dos bairros de Maceió é tema do livro de poemas de Yara Fers

 por Divulgação__




               
Lançamento da obra “O peito perfurado da terra” em Maceió será no 17 de agosto, no Café da Vó


No dia 17 de agosto, às 17 horas, ocorre o lançamento presencial em Maceió-AL do livro de poemas “O peito perfurado da terra”, da escritora Yara Fers. O evento será no Café da Vó, e contará com a mediação da escritora alagoana Milena Maria Testa. A obra está sendo publicada pela Editora Arpillera, uma editora de livros artesanais. Cada exemplar deste livro é produzido, costurado e numerado manualmente.


“O peito perfurado da terra” traz poemas criados a partir de uma tragédia socioambiental, o afundamento de bairros inteiros de Maceió a partir da atividade mineradora na cidade. Perfurações no solo ocorridas desde a década de 70, tremores de terras, rachaduras nas casas e ruas, realocamento de mais de 60 mil pessoas, todos esses cenários se erguem (e afundam) nos versos.


A terra surge personificada, como corpo ferido e desnudo. Há poemas concretos que evocam imagens da tragédia. Em outros, essa fotografia se desenha na mente, pela descrição sensorial. Há ainda textos que universalizam e conectam o tema local a outras tragédias ambientais e sociais da atualidade. A obra traz para a ecopoesia as feridas da terra esburacada e das pessoas atingidas.


Os poemas partem do ocorrido em Maceió, mas universalizam o tema, conectando-o com a devastação ambiental ao planeta de forma geral. Trazem para a temática a forma como as pessoas são afetadas em desastres como esse, aspectos mais técnicos do solo e uma preocupação com o futuro e as soluções. Além disso, a terra aparece na obra sempre como um corpo humanizado e feminino, por meio de recursos poéticos.


No prefácio, a escritora alagoana Milena Maria Testa diz que “nada mais bem-vindo em tempos de discussões acirradas sobre mudanças climáticas, migrações causadas por alterações no meio ambiente e gradual escassez de recursos naturais que sustentam a vida — incluídos os seres humanos — há tantas gerações”.


Já o posfácio é assinado pelo professor do Centro de Tecnologia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), doutor, arquiteto e urbanista Rubens de Oliveira Duarte. No texto, ele diz: “Parabéns, Yara pela minúcia da sua escrita, pelo registro cuidadoso de detalhes — às vezes tão imperceptíveis —, do carinho e respeito às memórias e afetividades”. 


A autora Yara Fers nasceu em Ribeirão Preto (SP) e mora na Bahia há nove anos, em Arembepe, Camaçari. Criou a Editora Arpillera, de livros artesanais, e é editora de comunicação do Portal Fazia Poesia. “O peito perfurado da terra” é o décimo livro publicado por Yara, que já trouxe ao mundo obras de poemas, romance e infantis. Já teve seu trabalho reconhecido em premiações como 1° lugar no Concurso Tâmaras 2023, 1° lugar no Prêmio Book Brasil, narrativa longa e narrativa curta; 3° Lugar Prêmio Off Flip 2022, 5° lugar no Prêmio Barueri 2021, entre outros.




O livro já está à venda no site da editora.


Local: Café da Vó
Rua Santos Pacheco, 261, centro. Maceió/AL

Instagram: @editoraarpillera e @yara.fers

Link de venda: https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/o-peito-perfurado-da-terra---yara-fers/p

Site: www.editoraarpillera.com.br