por Mirada__
Fotos: Ismael Holanda |
No solo, o ator pernambucano e professor de Teatro do Centro Universitário Frassinetti do Recife, Glauco Cunha Cazé, interpreta o poeta e seus principais heterônimos, numa reunião convocada pelo próprio Fernando Pessoa para discutir temas como o amor, a loucura, a sexualidade e as inquitações da existência humana, por meio de um jogo de xadrez, com tabuleiro montado no centro do palco.
A dramaturgia é construída a partir do livro Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, do escritor pernambucano, membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 39), Dr. José Paulo Cavalcanti Filho e nas teorias teatrais do século XX que se dedicaram ao estudo da personalidade, como, por exemplo, os textos de Constantin, Stanislavski, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski. A direção da montagem é de Leandro Mariz, experiente profissional do teatro pernambucano, que há anos dirige e produz espetáculos entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde mora atualmente.
Fernando Pessoa: o último dos palhaços é um projeto extensionista do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) do Centro Universitário Frassinetti do Recife – UniFAFIRE em formato de aula espetáculo com a proposta de circular por escolas e universidades públicas e privadas do Estado no próximo ano, reduzindo a distância das artes cênicas com a comunidade escolar e acadêmica.
SERVIÇO:
O que? Espetáculo Fernando Pessoa: o último dos palhaços
Quando? 2 de novembro (sábado)
Onde? Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda