Pré-lançamento do livro de poesia Débeis Brumas, de Rafael Dias

 por Mirada__



Pré-lançamento do livro de poesia
"Débeis Brumas", de Rafael Dias, pela Urutau (SP), sobre o conceito da Névoa (Nebel) em Walter Benjamin 


Obra selecionada em chamada pública de originais pela editora paulista voltada à Região Sul, além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já nasce com destaque em alguns prêmios literários nacionais


O jornalista e doutor em Filosofia Rafael Dias faz o pré-lançamento do seu aguardado livro de poesia, Débeis Brumas, pela Editora Urutau (São Paulo). Com prefácio de Raul Antelo, renomado ensaísta e professor titular em Literatura Brasileira da UFSC, e texto de orelha assinado pelo professor de Teoria Literária e Literatura da UFS Fernando de Mendonça, Débeis Brumas já desponta como uma obra de destaque no cenário literário.


Em junho deste ano, o poema-título, “Débeis brumas”, foi premiado pela Afeigraf, a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, com sede em São Paulo, tendo sido lançado em coletânea nacional durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro passado. O poema, ainda, sagrou-se finalista da 36ª Noite da Poesia, concurso literário da UBE/MS, em agosto.


Livro homônimo, já em pré-venda, “Débeis brumas” é resultado da pesquisa de doutorado de Rafael Dias, intitulada "Névoa e a dialética alegórica da imagem: uma leitura constelar em torno da fantasmagoria, da poeira e do limiar na teoria do conhecimento de Walter Benjamin” (PPGFil-UFSC, 2023). Nesta edição pela Urutau, Dias apresenta um olhar poético-filosófico sobre o informe, o tênue e o diáfano, explorando as fronteiras entre o real e o imaginário em versos que evocam elementos como a bruma, a poeira e a neblina.


Dias descreve o processo criativo: "Procuro, em meus versos, dar vazão à eloquência daquilo que vem, ou seja, tudo o que chega à nossa percepção como fenômeno quase imperceptível: as cores, os sons inauditos, as formas breves, as auras, mas, sobretudo, as coisas esquecidas e menores, tais quais a poeira, a névoa e, por fim, a bruma", comenta.


Com 15 poemas, incluindo Rosa-do-deserto, Silente nevoeiro e Ar-recifes, que evocam traços mnemônicos em suas experiências de vida por várias regiões do Brasil (Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste), além de referências mitológicas e intimistas, o livro revela uma delicada reflexão poética sobre a fragilidade do mundo e os mistérios que o permeiam. Débeis Brumas oferece uma experiência lírica que mescla filosofia, literatura e um apelo estético profundamente sensível às nuances do quase invisível.


Sobre o autor


Rafael Dias vive dialéticas territoriais. Nascido em Niterói (RJ), mudou-se com apenas um ano de vida para Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e, ao fim da infância, migrou para Recife. Na capital pernambucana, formou-se jornalista e mestre em Comunicação pela UFPE. Posteriormente, foi a Florianópolis, onde obteve seu PhD em Filosofia pela UFSC e formou-se professor. Atualmente, reside no Mato Grosso do Sul, onde atua como docente concursado.


O autor do livro é, ainda, membro do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben), aprovado pelo CNPq, desde 2012, e coorganizador do livro “Imprevistos de Arribação: Publicações de Osman Lins nos Jornais Recifenses”, de 2019, via edital Funcultura/Governo de Pernambuco. Débeis Brumas, cujo poema-título venceu o Prêmio Literário Afeigraf 2024 (São Paulo) e foi um dos dez finalistas da seção estadual na 36ª Noite da Poesia, o tradicional concurso literário da UBE-MS, marca sua estreia na literatura.



Serviço:

Livro de poesia Débeis Brumas, de Rafael Dias

Editora Urutau (São Paulo), 60 páginas, brochura, formato 14x19,5cm, papel polén 90g, 1ª ed., outubro de 2024; prefácio de Raul Antelo (UFSC) e texto de orelha de Fernando de Mendonça (UFS)

Valor: A partir de R$ 35,00, com opções em PDF, físico, autografado, combos de livros etc.

Mais informações: https://benfeitoria.com/debeis