por Mirada__
Cláudio Sérgio Alves Teixeira lança segundo livro, HQ, uma trajetória de vingança e reflexão sobre amizades.
O promotor de justiça e escritor Cláudio Sérgio Alves Teixeira, natural de Guarulhos, no estado de São Paulo, lança seu segundo livro, HQ (320 páginas), publicado pela Editora Labrador. Com um estilo literário apurado e uma narrativa envolvente, o autor, que desde a infância é um leitor voraz, decidiu escrever este romance como uma forma de extravasar uma história sobre vingança e seus efeitos nas relações humanas.
Em HQ, a trama é contada por Rafaelle Nakamura, ou simplesmente Naka, um dentista que leva uma vida aparentemente comum. Solteiro convicto e lutador amador, Naka vive sem grandes aspirações, até que a morte brutal de Bianca, filha de um amigo, vira sua vida de cabeça para baixo. A partir desse evento trágico, uma série de acontecimentos coloca Naka em uma jornada de descobertas que o forçam a confrontar os aspectos mais sombrios da realidade. Entre encontros com figuras extraordinárias e revelações perturbadoras, ele aprende que a vida pode ser tão intensa quanto qualquer quadrinho.
O autor descreve a trama como um “diário” que abrange os 21 dias anteriores à tragédia. A história explora a obsessão de Nakamura, que se vê compelido a reconstruir os detalhes do acontecimento trágico, enquanto também reflete sobre os temas universais da perda, da vingança e da amizade. O tom da narrativa é marcado por humor mordaz e sarcasmo, evocando uma atmosfera neo-noir, conferindo à obra um ritmo ágil e envolvente, capaz de capturar a atenção do leitor do início ao fim.
Cláudio, que se considera influenciado por autores como Jorge Luís Borges, Rubem Fonseca e F. Scott Fitzgerald, utiliza um vocabulário robusto e detalhado para dar vida a seus personagens e cenários. Seu estilo claro e objetivo, porém repleto de sarcasmo e jogos de palavras, ajuda a construir uma trama intensa e bem estruturada. “Busquei a agilidade das histórias em quadrinhos, então há muita ação. Inclusive, a última palavra de cada capítulo é a primeira do seguinte, uma forma de manter toda a trama encadeada e avançando sem perder o ritmo”, explica o autor sobre sua técnica narrativa.
Apesar de HQ carregar semelhanças com o gênero policial, Cláudio destaca que sua obra não segue os padrões tradicionais do mistério. “Não há mistério no livro, tudo é claro e narrado para o leitor. O que importa não são os fatos misteriosos, mas a reação das personagens diante dos eventos trágicos”, explica. O romance apresenta uma reflexão sobre o impacto de grandes tragédias nas relações humanas, especialmente nas amizades.
Com HQ, Cláudio Sérgio Alves Teixeira segue a linha de seu primeiro livro, Miragem (2021), onde também trata da morte e da reflexão sobre valores pessoais. Em sua estreia literária, uma jovem é encontrada morta, desencadeando uma busca de autoconhecimento e questionamento. Agora, com HQ, o autor expande sua abordagem das complexidades da vida e das reações humanas diante do sofrimento.
Cláudio, que não planejava escrever um segundo livro, revela que HQ nasceu de uma necessidade espontânea de expressar suas ideias. “Algo dentro de mim fervilhava e buscava o mundo externo, daí nasceu o romance”, comenta. Atualmente, o autor está focado na divulgação de seus dois livros, mas o futuro pode reservar mais surpresas literárias.
Leia um trecho de “HQ”:
"Na hora do sepultamento, Dimas deu o primeiro sinal de fraqueza, mas disfarçou bem. Tão logo eu o senti cambalear, abracei-o e o sustentei de pé, amparando seu corpo com o meu. Nesse instante, percebi que sua aparência tranquila não traduzia o torvelinho em seu interior; ele só não desmaiou porque precisava mostrar força para sua idosa mãe. E não era apenas por Bianca, eu iria saber futuramente. Quando o caixão com o corpo da filha estava sendo fechado, Dimas mirou pela última vez a face jovem dela, mas nada conseguiu dizer. A comoção dele e de dona Antônia, conquanto silenciosa, era sentida e partilhada por todos ao redor. O rosto negro e angelical da menina fez o povo inteiro chorar.” (pág. 70)
Adquira “HQ” no Site da Editora Labrador:
https://loja.editoralabrador.