por Mirada__
A obra Os herdeiros de Jurema (Editora Jandaíra, 2024), da escritora Eva Potiguara, que conquistou o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres em 2023, será lançada em eventos especiais em Porto Alegre e São Paulo. Potiguara, autora potiguar com participações em mais de duzentas coletâneas publicadas no Brasil e em Portugal, agora integra o catálogo da editora Jandaíra com seu romance vencedor na categoria de Romance, um reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura.
No livro, a autora apresenta Jurema, uma jovem indígena inspirada na planta homônima, conhecida por sua força e resistência. A personagem centraliza a narrativa ao liderar seu povo em uma luta contra a invasão de fazendeiros, abordando temas de ancestralidade e resistência indígena. Por meio de uma linguagem poética e densa, Potiguara denuncia as injustiças históricas e atuais sofridas pelos povos indígenas, em uma história que resgata memórias e saberes ancestrais.
A escritora Maria Valéria Rezende, responsável pela apresentação do livro, destaca o papel de Eva Potiguara em compartilhar essa sabedoria com os leitores: “Obrigada, Eva, por nos ajudar a encontrar o caminho para fora do abismo que nos ameaça!”.
O lançamento em Porto Alegre ocorre na Feira do Livro, no dia 12 de novembro, às 09h, no Espaço Jovem Banrisul. Em São Paulo, o evento será realizado no dia 14 de novembro, às 19h, na Livraria Ponta de Lança, localizada na Vila Buarque.
Compre: clique aqui
Eva Potiguara é também conhecida como Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro, mulher indígena pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu, em Baía Formosa/RN. Graduada em Artes Visuais, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professora e pesquisadora do IFESP-SEEC, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras. É produtora cultural da EP Produções, escritora, ilustradora, contadora de histórias, articuladora nacional do Mulherio das Letras Indígenas, membro da União Brasileira de Escritores (UBE/RN), da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN), imortal da Academia de Letras e Artes do Brasil da seccional Campos de Goytacazes do Rio de Janeiro e membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa-Portugal (NALAP).