Escritora, artista visual e crítica literária paraense lança livro sobre processo de criação artística

 por Vanessa Passos__



Essa é a história de uma mulher em migração — uma mulher situada num ir e vir de tempos e espaços. Vinte e duas histórias relatam as passagens de escritas (e de mulheres) perambulando pelas (e entre as) narrativas que compõem a coletânea. São possíveis pré-histórias, exercício de escrita criativa, que Irena Costa realiza para a composição de um romance em processo. As personagens-narradoras 'nascidas das mãos e dos cantos de mulheres' revisitam lugares, entram e saem das histórias, refazem restos de memórias para compor novas histórias. Na escrita literária, o percurso-processo-criativo das narrativas ficcionaliza a autoria de uma mulher em migração: aquela que, entre igapós e sabiás, fabula com textos, pinturas, desenhos e colagens.


A coletânea está em pré-venda pelo Grupo Editorial Caravana 

e será traduzida para o francês com datas de turnê 

de lançamento em dois países na Europa em 2025. 


Irena Costa nasceu em Belém do Pará e se mudou para São Paulo em janeiro de 2020 buscando novas oportunidades no campo da literatura. No final de 2022, criou o projeto Macabeana onde experimentou diálogos entre a escrita e as artes visuais. Turismóloga e Advogada, trabalhou como estagiária da área de dados em uma Big tech multinacional antes de migrar de volta para a área de literatura, dedicando-se 100% para a pesquisa e a escrita de seu romance. Atualmente, a escritora faz Mestrado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, e está entrelaçando a escrita de seu romance com pesquisa sobre o último romance de Adalgisa Nery com orientação da professora Dra. Cecília Salles.


Serviço


Livro: Essa é a história de uma mulher em migração 

Preço: R$ 60 reais 

Onde comprar: Acesse https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/essa-e-a-historia-de-uma-mulher-em-migracao/ Ou CLIQUE AQUI