por Mirada__
Lilian Dias lança “Futuro do Pretérito”, um mergulho na memória e na construção afetiva do Brasil
A escritora carioca Lilian Dias lança seu mais novo romance, Futuro do Pretérito (Editora Labrador, 176 págs.), uma obra que explora os encontros entre memória individual e coletiva em meio a um Brasil contraditório. A narrativa acompanha Mariana, uma protagonista que só guarda lembranças do que nunca viveu. Essa premissa serve como ponto de partida para uma história que questiona a identidade pessoal e nacional.
Em um processo que mistura fragmentos do presente e vislumbres de futuros possíveis, Mariana descobre tanto a si mesma quanto as camadas históricas e culturais de um país em constante reconstrução. Para Lilian, o tema da memória, central na obra, também permeia toda a sua produção literária. “Estes temas estão presentes em praticamente tudo o que escrevo”, reflete Lilian sobre sua obra. “Talvez porque sejam os que melhor me permitem compreender o mundo em que vivemos, do ponto de vista das inter-relações humanas.” explica a autora, que transforma o íntimo de seus personagens em espelhos das complexidades do Brasil.
Uma história que ecoa o passado e projeta o futuro
O enredo de Futuro do Pretérito é ambientado a partir dos anos 1980, em um momento de transição política marcado pela redemocratização, pela elaboração de uma nova Constituição e pelo avanço das pautas ambientais. Ao mesmo tempo, em que Mariana enfrenta seus dilemas afetivos, a obra constrói um retrato político e cultural de um Brasil multifacetado. Para Lilian, os laços afetivos entre as pessoas conseguem moldar a memória coletiva de uma nação… “Relações estabelecidas na base do afeto e do acolhimento do outro são capazes de construir um edifício de memória coletiva extraordinário.” Para a autora, a relação entre as pessoas mediam a construção cultural de um povo em suas próprias contradições. “O mundo não tem realidade objetiva, ele é um emaranhado de construções de narrativas que se entrecruzam e, muitas vezes, brigam entre si.”
De sebos no Rio à escrita literária
Lilian Dias traz em sua trajetória uma relação íntima com os livros. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, foi livreira em sebos cariocas, restauradora de livros antigos e pesquisadora de obras raras. Atualmente, ela vive em Saquarema, na Região dos Lagos, e concilia sua formação em Filosofia e Ciências Sociais com uma carreira literária que começou oficialmente em 2015.
Desde então, publicou dois romances autopublicados: Acorde Vagante (2016) e A Dobra do Fio (2023). Já em Futuro do Pretérito, Lilian mergulhou em um processo criativo transformador, que resultou em um livro concluído em apenas quatro meses.
Próximos projetos literários
Com 58 anos e uma obra que combina profundidade filosófica e sensibilidade narrativa, Lilian Dias segue com novos projetos. Ela já concluiu um livro de contos, atualmente em negociação com editoras, e trabalha em um romance curto ilustrado.
Adquira “Futuro do Pretérito” pelo site da Amazon: clica aqui