Livro de contos Linha da Vida: a costura dos nós, de Monique de Magalhães será lançado em Belo Horizonte

 por Mirada__



Monique de Magalhães lança “Linha da Vida: a costura dos nós" em Belo Horizonte

A escritora Monique de Magalhães apresenta seu novo livro, “Linha da Vida: a costura dos nós", publicado pela Editora Caravana, em um evento de lançamento em 12 de abril de 2025, às 10h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. A obra, que conquistou leitores no formato digital, agora ganha uma edição física, atendendo aos pedidos do público.

Com uma narrativa poética e tramas que se entrelaçam, o livro aborda repetições de violências ancestrais e conduz o leitor a uma experiência literária provocativa. As personagens transitam por diferentes tempos narrativos, permitindo ao público construir sua própria interpretação sobre os fios que compõem suas trajetórias.

A qualidade da obra de Monique é reconhecida por Karine Asth, vencedora do Prêmio Jabuti 2023, que assina a orelha do livro e elogia sua habilidade narrativa: “Eu imagino que o planejamento para criar aquelas histórias não tenha sido simples. Monique tem técnica, cria cenas que envolvem o leitor. Fiquei maravilhada com suas narrativas de histórias fortes que representam o ser humano”, afirma Karine.

Uma turnê literária pelo Brasil

Desde setembro de 2024, Monique de Magalhães tem percorrido o Brasil com o lançamento de seu livro, passando por São Paulo e Pará antes de chegar a Belo Horizonte, cidade onde reside desde 2014. A escritora celebra a recepção da obra e a conexão com seus leitores.

“'Linha da Vida: a costura dos nós' é um livro que me dá muitas alegrias. Desde o processo de escrita, que me possibilita ser um canal de fala para personagens tão possíveis (e que, bem como na vida, silenciaram suas dores, cristalizando os traumas), até o emocionante feedback dos meus leitores, no site da Amazon ou nas minhas redes sociais. Percebo, em cada um deles, que consegui representá-los em meus personagens”, comenta a autora.

Trama e reflexões sobre a identidade e a violência estrutural

A obra explorar a repetição de padrões geracionais e os impactos das violências estruturais. A prosa densa e poética de Monique de Magalhães revela as camadas de dor e resiliência que moldam os personagens, conduzindo o leitor por um caminho de reflexão sobre identidade, memória e o que define a experiência humana.

Monique de Magalhães é brasileira, nascida no estado do Piauí, e cresceu no estado do Pará em Marabá, onde formou-se em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Pará. Em 2022, publicou seu romance de estreia, “Tempo de Isolamento”. Participou das antologias: “Eles Não Vão nos Calar” (2021), “Questão de Tempo” (2022) e “Poesia Agora” (2022). No ano de 2023, teve seu texto escolhido pelo professor e filósofo Clóvis de Barros Filho para compor as orelhas do livro “Os Doze Trabalhos de Hércules”, de autoria de Clóvis de Barros com o professor Joel Jota, pela editora Citadel. Em 2024, foi finalista do concurso literário Paulo Leminski. A autora é uma das fundadoras do Clube de Escritores BH. Atua no mercado literário como Leitora Crítica, Palestrante e Consultora Literária.


Título: Linha da Vida: a costura dos nós

Gênero: Contos

Editora: Caravana