Barroco e vertigem: livro de Jonatas Aparecido Guimarães é destaque na Academia Mineira de Letras

 por Mirada__


              
A obra Lavoura barroca, voragem arcaica, do pesquisador e escritor Jonatas Aparecido Guimarães, foi escolhida como o Livro do Mês da Academia Mineira de Letras (AML). O título será debatido em evento gratuito no dia 24 de abril, às 19h30, com a presença do autor, no auditório da AML.

Publicado pela Pontes Editores em 2024, o livro propõe uma leitura crítica e original do clássico Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, com base na tríade casa, corpo e texto. Longe de abordagens convencionais que limitam o barroco a um recorte histórico ou o associam diretamente ao neobarroco latino-americano, Guimarães propõe o barroco como um operador de leitura — uma chave conceitual que permite explorar as fraturas entre indivíduo e sociedade.


“Como ler uma vertigem? Este questionamento traduz a perplexidade causada pela obra de Raduan Nassar, que encanta pela sua beleza, mas que causa uma sensação abissal em quem lê”, afirma o autor. Ao se debruçar sobre o romance, Guimarães analisa como a ruptura das instituições sociais cristalizadas — especialmente a família patriarcal — dá lugar a uma reflexão existencial mais profunda sobre o homem contemporâneo, atravessado pelas contradições da cultura e da história.


Na análise proposta, o texto de Lavoura arcaica se revela como uma construção barroca, sustentada por discursos sobrepostos e ideologias em conflito. Essa estrutura complexa evidencia lacunas, ambivalências e revela a dimensão trágica da experiência humana, na qual o texto não somente narra, mas encena a dor e a fragmentação do sujeito moderno.


A discussão em torno do livro integra o Plano Anual da Academia Mineira de Letras — AML (PRONAC 248139), realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.


A entrada é gratuita e aberta ao público. A obra estará disponível para aquisição no local.


Sobre o autor

Jonatas Aparecido Guimarães é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, onde coordena os projetos de pesquisa “As formas do sujeito na literatura brasileira” e “As máscaras do personagem nas obras literárias do PNLD: por uma teoria do personagem para a educação básica”, contando este último com fomento da Fapemig. Além disso, é líder do grupo de pesquisas “A enunciação literária na cena escolar”, que conta com a participação de pesquisadores de distintas instituições de Minas Gerais, e é membro do grupo de pesquisas “Arquivo Autran Dourado”. Doutor em Teoria da Literatura e literatura comparada pela UFMG e mestre em literaturas de língua portuguesa pela PUC Minas. É co-organizador do livro Territorialidades literárias: projetos em diálogo (Editora Hucitec), com Ivete Walty e autor do livro Lavoura barroca, voragem arcaica (Pontes Editores).