Box com clássicos de Agripa Vasconcelos sobre personagens femininas históricas será lançado na Academia Mineira de Letras
Box com clássicos de Agripa Vasconcelos sobre personagens femininas históricas será lançado na Academia Mineira de Letras
Nova edição devolve vida e profundidade à trajetória de três grandes mulheres da história brasileira. As obras do escritor mineiro Agripa Vasconcelos, agora estão reunidas em um box especial que será lançado no dia 17 de abril, às 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras (AML), em Belo Horizonte. Publicada pelo Grupo Online Editora, o projeto reúne os romances “Sinhá Braba”, “A Vida em Flor de Dona Beja” e “Chica Que Manda”, em versões repaginadas com nova identidade visual e prefácios inéditos.
O evento de lançamento contará com a presença de Maitê Proença, atriz e escritora que interpretou Dona Beja na telenovela da Rede Manchete em 1986; de Hugo de Castro Machado, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu; e de Mara Sylvia de Vasconcellos Mancini, neta do autor e curadora de sua obra literária. Também está confirmada a participação de Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A entrada é gratuita.
![]() |
Maitê Proença,Mara Sylvia de Vasconcellos Mancini, Hugo de Castro e Agripa Vasconcelos |
A nova edição parte de um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Cultura, que recentemente recebeu o acervo literário de Agripa Vasconcelos. A proposta, segundo Mara Sylvia, foi trazer uma abordagem mais contemporânea às obras: “Surgiu o desejo de modernizar as edições com novas capas e prefácios escritos por pessoas ligadas às temáticas de cada livro. Decidimos iniciar o relançamento com três das personagens femininas mais emblemáticas criadas por Agripa”, explica.
A iniciativa proporciona ao público uma oportunidade única de redescobrir figuras como Dona Beja, Chica da Silva e Sinhá Braba — mulheres que desafiaram as convenções de seu tempo e deixaram marcas profundas na cultura brasileira. As histórias, ambientadas no Brasil colonial e imperial, são repletas de fé, amor, sofrimento e resistência, revelando as nuances de personagens femininas que ultrapassaram os limites da ficção e se tornaram ícones da memória popular.
O relançamento se insere na programação do “Plano Anual Academia Mineira de Letras — AML (PRONAC 248139)”, realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do apoio de mais de 5.700 médicos cooperados e colaboradores.
Sobre Agripa Vasconcelos
Nascido em Matozinhos (MG), em 1896, Agripa Vasconcelos foi médico, pesquisador, escritor e imortal da Academia Mineira de Letras, onde ocupou a cadeira nº 3. Publicou, em 1930, um dos primeiros diagnósticos retrospectivos do país, De que morreu Aleijadinho. Sua obra mais reconhecida é a coleção Sagas do País das Gerais, composta por seis romances históricos ilustrados por Yara Tupinambá. Seus textos misturam elementos da história, da fé e da oralidade popular do sertão mineiro e inspiraram adaptações para a televisão, como as novelas Dona Beija (1986) e Xica da Silva (1996).
O relançamento de suas obras reafirma o legado de Agripa Vasconcelos como um dos grandes nomes da literatura mineira e brasileira, e oferece ao leitor contemporâneo o reencontro com personagens femininas que, mesmo vindas do passado, seguem extremamente atuais em sua força e complexidade.
SERVIÇO:
Lançamento do Box de Agripa Vasconcelos, do Grupo Online Editora
O box reúne as obras Sinhá Braba, A Vida em Flor de Dona Beja e Chica Que Manda
Data: 17 de abril, quinta, às 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Centro) ou Youtube da AML
Entrada gratuita