por Divulgação___
![]() |
Isa Mota, Heloisa Gaspar e Mila Nascimento |
Cinema, literatura e responsabilidade social: encontro de clubes literários promove debate sobre violência doméstica com discussão sobre curta e participações especiais
Os clubes de leitura CAPITOLINAS e NÃO BENTOS se unem em uma atividade conjunta inédita no dia 15 de abril — o encontro online, marcado para às 20h, contará com a participação especial da cineasta Isa Motta e da promotora de justiça e Dra. Heloisa Gaspar Martins, em uma programação que reúne cinema, literatura e responsabilidade social.
O evento terá como ponto de partida a discussão sobre o curta-metragem “A Teia”, dirigido e estrelado por Isa Motta, que aborda de maneira sensível e impactante a temática da violência doméstica. Isa Motta é atriz e cineasta formada pelo Centro Europeu de Curitiba, com passagem por Los Angeles. Atua no cinema independente em Campinas e região, com filmes como Mel e Pedrinho (2023) e Às Três (2021), reconhecidos em diversos festivais nacionais e internacionais. Seu trabalho tem como foco o fortalecimento da mulher na sociedade.
Além da discussão sobre o filme, o público será convidado a participar de uma roda de conversa com a própria diretora e com a Heloisa Gaspar Martins, promotora de justiça especializada no enfrentamento à violência contra a mulher e mestre em Direito Penal pela PUC-SP.
Conheça os clubes de leitura
Os clubes literários são iniciativas da escritora, médica e sexóloga Mila Nascimento (@srta_mila_nascimento), paulistana radicada em Campinas (SP). O Clube de Leitura Anti-Machista — NÃO BENTOS é voltado para homens que desejam repensar comportamentos e refletir sobre machismo e masculinidade por meio da literatura. O grupo se propõe a estimular uma vivência mais consciente e saudável da masculinidade, promovendo escuta, diálogo e transformação pessoal.
Já o clube de leitura feminista CAPITOLINAS reúne cerca de 50 mulheres de diferentes idades e trajetórias, unidas pelo objetivo de discutir questões de gênero e fortalecer o movimento feminista por meio da literatura. O grupo já realizou debates potentes e ações culturais como um sarau literário, e prepara-se agora para lançar uma antologia e oferecer oficinas de escrita.
“O encontro entre os dois clubes simboliza a potência do diálogo entre diferentes vivências e perspectivas de gênero e reforça a importância de espaços seguros para a troca de ideias e experiências que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, reforça Mila.
AGENDA
Atividade: encontro conjunto dos clubes literários NÃO BENTOS e CAPITOLINAS para exibição do curta mensagem “A teia” e debate sobre violência doméstica
Participações: diretora Isa Motta, promotora de justiça Heloisa Gaspar Martins e escritora, médica e sexóloga Mila Nascimento
Quando: 15 de abril
Horário: 20h
Onde: via Google Meet
Inscrições: evento exclusivo para membros dos clubes. Faça sua inscrição para turmas online com desconto pelo valor anual de R$150. Promoção válida até a data do evento.