Márcio Sampaio lança romance sobre juventude e repressão na ditadura militar

 por  Mirada__



                                                       
Márcio Sampaio lança romance sobre juventude e repressão na ditadura militar

A Academia Mineira de Letras recebe, no próximo 12 de abril (sexta-feira), às 10h, o lançamento de O Círculo Vermelho, novo romance de Márcio Sampaio, escritor, crítico de arte, pintor, desenhista, poeta, professor e membro da própria Academia, onde ocupa a cadeira 28. A obra é publicada pela Literíssima Editora e o evento, com entrada gratuita, contará com sessão de autógrafos.


Ambientado na Belo Horizonte dos anos 1970, o livro mergulha o leitor nos anos de chumbo da ditadura militar, por meio da trajetória de Bruno, um adolescente às vésperas de completar 17 anos, cuja vida é virada do avesso após a prisão do pai — um pianista internacional acusado de subversão. Com o avô desaparecido e a exclusão da escola sob a pecha de "filho de comunista", o protagonista se vê em meio a protestos estudantis, repressão violenta, prisão política e o impacto direto de um sequestro internacional.


Mais do que reconstituir um período sombrio da história brasileira, O Círculo Vermelho propõe um exercício de memória e reflexão crítica. Em uma abordagem inovadora, Márcio Sampaio oferece ao leitor um desfecho para a trama, mas também o convida a reconstruir a história sob sua própria ótica, a partir dos ecos sociais e políticos que persistem até hoje.


A narrativa se alinha a um movimento contemporâneo de revisitação dos traumas da ditadura, semelhante ao proposto pelo vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui. Assim como o longa, o romance de Sampaio dá voz a quem foi silenciado, lançando luz sobre cicatrizes ainda abertas da repressão estatal.


O lançamento faz parte da programação do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139), viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do apoio de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.


O Círculo Vermelho marca mais um capítulo na trajetória literária e intelectual de Márcio Sampaio, que ao longo das décadas vem articulando arte, palavra e pensamento em diferentes linguagens. 


SOBRE MÁRCIO SAMPAIO

Nascido em Santa Maria de Itabira (MG), em 1941, Márcio Sampaio é um nome de destaque na arte e na literatura mineira. Com uma carreira que atravessa a crítica de arte, a poesia, a pintura e o ensino, sua trajetória se entrelaça com os movimentos culturais e artísticos mais expressivos das últimas décadas.

Sampaio iniciou sua jornada artística ainda na adolescência, explorando pintura e ilustração. Na década de 1960, participou da vanguarda literária e artística de Minas Gerais, integrando a 1ª Semana Nacional de Poesia de Vanguarda e fundando a revista Ptyx. Com exposições individuais e coletivas, incluindo a 9ª Bienal Internacional de São Paulo, construiu um legado de inovação e experimentação visual e poética.

Foi coordenador do Museu de Arte da Pampulha e do Palácio das Artes de Belo Horizonte, além de professor da Escola de Belas Artes da UFMG, onde lecionou por mais de duas décadas. Sua obra já foi tema de exposições retrospectivas, como a mostra "Declaração de Bens", que celebrou seus 50 anos de carreira no Palácio das Artes.


SERVIÇO:

Lançamento de O Círculo Vermelho (Literíssima Editora), de Márcio Sampaio

Haverá sessão de autógrafos.

Data: 12 de abril, de 10h às 13h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Centro) ou Youtube da AML

Entrada gratuita.